terça-feira, 19 de maio de 2009

Pré são joão de caruaru


Antes da grande festa forrozeira, os caruaruenses tiveram uma prévia junina com o segundo Pré São João de Caruaru, organizado por uma Produtora da cidade. O evento aconteceu no estacionamento do pólo comercial de caruaru no dia 02 de maio e contou com a presença de bandas de forró tradicional e estilizado. Entre as atrações estavam Geraldinho Lins, Forró do Muído e Banda Calypso, que atraíram mais de 12 mil pessoas para essa festa que, segundo seus organizadores, foi capaz de agradar gerações diferentes, sem deixar de lado o forró estilizado.

Reunindo atrações de gênero tradicional e moderno, a festa reuniu também várias opiniões diferentes entre o público quanto às medidas implantadas este ano pela Secretaria de Cultura e Turismo, na tentativa de resgatar as tradições dos festejos juninos. Gerações que passaram pelos são joões das décadas de 1970 e 1980 e as mais recentes, 1990 e 2000, divergem entre defender o forró estilizado e defender a pureza no gênero e o fim de letras consideradas pelos críticos como pornográficas.

O estudante Fabio Henrique, 19 anos, comenta ”o São João desse ano vai ser fraco por que o bom era escutar Aviões, Saia Rodada, com essa decisão que estão tomando sobre as atrações, os jovens que gostam de ouvir o forró estilizado vão se afastar, eles deveriam ser menos radicais, eu não desmereço o forró pé-de-serra, mas jovens da minha idade tem outros gostos”. Essa opinião é de uma geração envolvida com a cultura estilizada e contrasta com o ponto de vista de pessoas que prezam pela valorização da cultura regional.

Pessoas como o administrador Sidney Porto, 36 anos, que afirma: “há muito tempo que eu venho tentando entender o porquê de essas bandas, que não têm nada a ver com o forró tradicional, tocarem no São João de caruaru por que elas fogem totalmente da nossa cultura. É importante acompanhar as transformações que a cultura passa, mas eu não vejo nada negativo nessa medida da prefeitura, pois valoriza nossas raízes e dá espaço para que os mais jovens conheçam e gostem do forró tradicional.”

4 comentários:

  1. Adorei essa matéria...
    bem detalhada,e clara sobre os gostos dos forrozeiros...
    Ñ me importo com as bandas,oq vale mesmo é o forró..
    matéria 100%...

    ResponderExcluir
  2. Oxiii Quando começar a tocar a zabumba todo mundo vai pular pro patio irru

    ResponderExcluir